Deixe um comentário

Trilas sonoras para o seu RPG de fantasia medieval.

Quanta emoção você sente quando está assistindo um filme e começa aquela música de suspense? Grande parte da emoção dos filmes começa com a música de fundo que dá ritmo a trama. Opa! Trama? Suspense? Emoção? Isso é RPG? Claro que sim!

 

A muitos anos atrás nós compravamos caixas e mais caixas de AD&D que vinham com um CD de áudio. O CD não continha músicas, mas sim falas de personagens e monstros que ajudavam os novos jogadores na interpretação. Os mais conhecidos eram First Quest e Karameikos, mas existiam outros em outros cenários como Ravenloft. Inclusive, eu ainda tenho o meu CD de aúdio de Karameikos que, vez por outra, me ajuda bastante com jogadores iniciantes.

Mas o que quero dizer neste artigo é que as mesas de RPG podem ter um toque especial se você utilizar músicas de fundo, existem inúmeros CD’s e trilhas que você pode incorporar durante sua mesa e programar o mycrosystem por trás do escudo! A pedida inicial é simples.

Você como mestre pode rastrear trilhas sonoras de filmes na web para usar de fundo, separe uma música emocionante para os combates com monstros menores e músicas de suspense e ação para aquele combate que provavelmente será incerto, mas que decidirá o fim da aventura. Eu separei algumas trilhas que me ajudam de acordo com cada gênero, geralmente as uso em campanhas mestradas na minha casa ou na casa de amigos, afinal é meio incômodo andar com aquele som pra lá e pra cá. Não uso o som de celulares – a não ser que ele possua alto-falantes portáteis – o som é ruim e os jogadores forçam os ouvidos o que torna o jogo cansativo.

 

StarDust: Baseado no romance juvenil de Neil Gaiman, o filme é de fantasia ficando entre medieval e o steampunk(falo de navios voadores e vestimentas). Particularmente utilizo bastante na fantasia medieval que nas minhas campanhas é bem maquiada com cavaleiros, princesas, espadas mágicas e capas esvoaçantes. Hehehe

 

O Gladiador: O filme tem um trilha que é um barato! Existem sons de animais entremeados nas músicas, além dos sons possíveis sons naturais dos ambientes. Ótima para campanhas com muito combate e drama. Particularmente eu a uso em campanhas que se passam em DarkSun.

A Cruzada: Se você gosta de Dark Sun, cerca de metade dessas músicas podem ser usadas para colocar um clima árabe na aventura. Mas se você gosta de fantasia medieval mais puxada para a realidade, como em GreyHawk ou Legião então utilize esse de trilha.

Para aqueles que são fãs de Heavy-Metal, ainda existe uma banda chamada Rhapsody (Rapsódia no português) que faz músicas baseadas em cenários de fantasia medieval. As letras das músicas narram epsódios fantásticos como Warrior of Ice do álbum Legendary Tales. Veja um trecho da letra:

Demons of abyss wait for my pride on wings of glory I’ll fly brave and brave I’ll stop your madness your thirst for blood to bring them peace where love must reign A while ago the elder told dark will fall again my land will see the light no more my beloved Algalord My horse run wild the beast is back to conquer my reign the sea the hills rivers and lakes call my holy name Fight your holy war raise your mighty sword and ride You’re the chosen face the evil son of holy ice Mighty warrior for the legend ride again from the hills for peace and love to the sea of gold my land must be free.

O cenário é um mundo chamado Algalord onde se passa a maioria das tramas descritas nos álbuns da banda, mas seria preciso mais de um artigo para falar de quanto RPG está por detrás das músicas do Rhapsody. Por hora fica para os amigos a dica das trilhas sonoras para as campanhas em mundos de fantasia medieval. Se você quiser ainda pode utilizar outras trilhas para outros mundos, como Transformers para aventuras cyberpunk, ou trilhas de filmes de terror para jogos como Call of Cthulhu ou em Ravenloft mesmo.

Abraços e continuem jogando.

originalmente publicado pelo OMetredosMagos em: http://www.paragons.com.br/?p=22708

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: