Como começar à jogar RPG no estilo Old School? Use First Quest!

Essa é uma pergunta que me fiz há muito tempo caro cavaleiro, mas não obtive uma resposta imediatamente. Depois de perambular por muitos módulos, cheguei finalmente à uma conclusão da melhor maneira de começar. E essa maneira pode ser aplicada tanto para jogadores veteranos, como também para jogadores novatos.

Recentemente estou começando uma pequena nova mesa, com apenas três ou quatro jogadores, alguns deles são veteranos formados na “nova escola”, já um deles ainda não conhece bem o hobby. Então como “migrar” para o Old School? Bom, o primeiro passo é necessariamente escolher um sistema, e isso não é uma tarefa tão simples: existem muitos retro-clones dos Dungeons&Dragons publicados antes da edição 3.0, existem ainda os próprios D&D’s antigos e muitos outros sistemas que combinam bem o temática de fantasia medieval e não deixam nada à desejar. E então? Bom, no caso de uma mesa com jogadores veteranos e um iniciante a melhor opção é por um sistema simples para não traumatizar o novato com regras, e ao mesmo tempo um sistema clássico e eficiente para não deixar os veteranos decepcionados. Que sistema é esse? Poderia ser Old Dragon, ou algum retro-clones como Labyrinth Lord, mas esses retro-clones tem muitas regras e livretos bastante completos e complexos para o nível: “não entendo nada desse jogo” de iniciante no RPG.

A melhor ideia é adotar um sistema razoável, uma versão fast play, talvez. Entre os fast-plays disponíveis temo D&D fast-play do Jeff Grub, em inglês, mas só com 18 páginas que ainda incluem uma pequena aventura. E o famigerado First Quest. Mas, First Quest não está fora de linha? Está sim e é bastante raro, mas existe imortalizado nos sites de downloads mundo à fora. Você pode baixá-lo imprimi-lo e jogar. O módulo de regras de First Quest também contém somente 18 páginas, sendo uma parte com regras mais simplificadas e outra com regras detalhadas, essa divisão é ótima para quem está introduzindo algum jogador porque ele não tem que aprender uma série grande de regras de uma vez só, deixando-o mais à vontade durante a sessão. Os jogadores veteranos também não ficarão decepcionados porque se trata de um sistema clássico (Advanced Dungeons&Dragons) que a medida que o jogo evolui o sistema evolui também com a aquisição de módulos que expandem raças, classes, cenários, etc.

Opa! Alguém falou em cenário aí?! O cenário também é um importante fator para iniciar o Old School, cenários como Forgotten Realms, Gray Hawk, Mystara e Dragon Lance são altamente indicados, mas deve-se observar, também, para não começar com tramas muito complicadas que façam os jogadores quebrarem mais a cabeça que divertirem-se. Outros cenários também podem ser adaptados como A Terra Média, Arton ou Dark Sun. Particularmente, estou louco para jogar uma partida de Dark Sun com o velho AD&D.

A escolha da aventura é outro fator importante começar com uma aventura simples, clichê e direta é o ideal, afinal de contas os veteranos já sabem o que fazer, o iniciante não terá dificuldades em acompanhar o ritmo de interpretação e todos terão, ao final da aventura, uma ótima impressão de como funciona o jogo, o sistema e o cenário (em menor medida). Ao final dessa aventura converse com os jogadores, explique se existe a possibilidade de uma campanha, pergunte o que eles gostaram, o que eles não gostaram, também pergunte o que eles gostariam de ver em uma aventura, que tipos de personagens eles gostariam de ser e que tipo de monstros gostariam de enfrentar. Se as respostas forem completamente diferentes do que você preparou, encare bem as coisas e mude o que precisa ser mudado, afinal RPG é diversão. Mude o cenário se for preciso e até mesmo o sistema, não hesite e nem faça “birra” de que o jogo é seu e tem que ser como você quer. Adapte o jogo aos jogadores, para que eles queiram voltar sempre e jogar mais o velho jeito de se jogar.

A seguir, elaborei uma lista de cenários tipos de aventuras e ganhos para o First Quest que você pode usar para começar o seu jogo:

Forgotten Realms:

É o clássico dos clássicos dos cenários de RPG de fantasia medieval, se parece muito com a Terra Média de Tolkien, mas como muito mais magia. Existem guerras constantes, monstros que espreitam no subterrâneo, elfos negros, demônios, e pragas que vem de tentativas frustadas de usar a magia para saciar a ganância de algumas raças e reinos.

Recomendo Forgotten para jogadores que gostam muito de masmorras, saquear, matar e pilhar covis de montros, guerras e jogos políticos.

Não recomendo para jogadores iniciantes com certa deficiência de interpretação e percepção de mistérios dentro do jogo.

O First Quest ganha com Forgotten Realms principalmente na quantidade de monstros que são adicionados, além das raças clássicas: meio-orc, drow, ogro, construtos, fadas, gnomos, etc.

Dragonlance:

Também é um clássico, como tudo no Old School, com muitos romances e detalhamento do mundo de Krynn, dragonlance é uma ótima pedida para jogadores mais maduros e que gostam de interpretação.

Não recomendo para jogadores ansiosos por regras, combates e acumular pontos de XP.

O First Quest não ganha muito, exceto pelo maior detalhamento do cenário. As raças e classes não diferem muito das clássicas. Inclusive a maioria dos protagonistas do cenário são humanoides clássicos: humanos, elfos e anões.

Mystara:

Para Mystara vale o mesmo de Dragonlance.

Dark Sun:

Altamente recomendado para jogadores com certo nível de experiência. Dark Sun é um mundo quase que hiboriano, com o máximo de dificuldades possíveis para se sobreviver. É um mundo desértico sem metal em abundância ou magia. Mas muitos poderes pisiônicos e personagens altamente fortes. Dark Sun é um cenário cruel com os jogadores, porém altamente excitante, pois consegue deixar os personagens à flor da pele de tanta atenção para que não sejam mortos na próxima rodada. Recomendo para jogar o RPG Old School não como fidelíssimo à escola velha, mas como um clássico do RPG e do AD&D que quebra um pouco o vínculo constante com o estilo de espada e magia!

Agora, camarada, é só sentar e jogar!