Deixe um comentário

O que é Old School?

Ultimamente rolam-se os dados por qualquer jogo que pinte por aí ( e às vezes nem de dados precisamos!), não estou fazendo uma crítica, mas dizendo que isto é uma coisa muito boa. O RPG mundial tem crescido de “vento em popa” e recrutado cada vez mais adeptos. No entanto, com o crescimento do nosso Hobby, também vem os problemas, igual a uma enorme família que cresce.

Muitos jogadores começaram blogs, sites, e novos sistemas chamados de retro-clones – sistemas que procuram simular a mecânica de jogo do D&D de Gary Gygaz e Dave Arneson e o grande AD&D – esses jogadores começaram uma iniciativa que corre o mundo tentando revitalizar a “velha chama” do RPG.

O lançamento da 4ª edição do D&D esquentou mais ainda a discussão. A 4ª edição levava mais a fundo a edição 3.x, as mudanças agora eram drásticas e, em muito, lembrar RPG’s jogados no computador e os MMORPG’s, com seus algoritmos de jogo complicados. A 4ª edição trouxe novas raças: tieflings, dragonborns. Outro ponto de discussão é raça dos halflings que a partir da 3ª edição “chutaram o pau da barraca” e se tornaram elfos pequenos, magros, esguios, superágeis. Isto quer dizer que um ladino halfling agora podia se tornar um causador de dano voraz, como um verdadeiro rastejador das sombras que causa ataques poderosos cheios de luzes – uma coisa do tipo “duas meias luas pra frente e segura o botão que dá ‘fatality’!” – os antigos jogadores, como eu, acha que o espírito de hobbit ladrão morreu com Tolkien e Bilbo Bolseiro.

A dispersão foi grande mais uma vez, e mais e mais jogadores rumaram para o lado Old School.Old School Rocks!

O Old School é uma iniciativa de recriação, realmente nostálgica e de reinvidicação pela não descaracterização do D&D, ou pelo menos da temática medieval de espada, magia, honra, bravura, etc. que possuía o nosso antigo poderoso jogo. O Old School preza pela boa jogabilidade (sistemas simples, mecânica de fácil aprendizagem, e semelhança com D&D), pelo clima “dungeoncrawler” (um grupo de aventureiros dentro de uma masmorra para cumprir uma missão), pelos monstros clássicos (orcs, goblins, minotauros, vampiros, cobras, ursos, tarrasque e outros), e por desafios mais interessantes que os ditos encontros – puro combate – isto é, no Old School, dentro de um masmorra vocês tem que escapar de armadilhas, labirintos, deficrar enigmas, recuperar objetos para poder sair da masmorra, são problemas que desafiam a mente dos personagens e pedem interpretação dos jogadores maiores do que “eu me escondo nas sombras (rola d20) e faço um ataque pelas costas! (rola outro d20) No total tá 5d8+15 de dano!” E lá se vai o feiticeiro lich da aventura…

Por exemplo, um dragão Old School não é Ashardalon (The Wrath of Ashardalon”) ele é Smaug de “O Hobbit” que espreita na escuridão, dorme sobre uma pilha de tesouros, é astuto e vil. Smaug não realiza ataques de oportunidade, ele chamusca a montanha e para derrotá-lo é preciso cerca de uma semana espreitando seu covil, e não morre com um combinho qualquer.

Old School, em muitos jogos, resume a prática dos alinhamentos: ordeiro, neutro e caótico e esses alinhamentos são levados à sério e podem inclusive influenciar na aquisição de pontos de experiência. Diferente dos jogos mais recentes, onde os alinhamentos servem apenas para auxiliar a interpretação sem mais comprometimentos.

O Old School preza pela memória de Gary Gygax e suas produções, principalmente pela versão original do Dungeons&Dragons. Existe, inclusive, uma iniciativa para continuar a produção de suplementos para a versão original de D&D a OSR que possui um pequeno manifesto convidando jogadores a se juntarem a nação da escola velha. (clique aqui para acessar o manifesto OSR)

Finalmente Old School é jogar à maneira antiga, old fashion way mesmo. É relembrar, por exemplo, o estilo de “Caverna do Dragão”, é se divertir, acima de tudo da maneira que mais gostamos.

Seja bem-vindo ao mundo da escola velha.

Links relacionados:

http://d3system.com.br/guia-d3system-rpg-old-school/

http://rpgoldschool.wordpress.com/

http://metagamers.com.br/2011/12/rpg-old-school-um-rascunho/

http://guildadosblogueirosoldschool.blogspot.com/

http://modulosrpg.blogspot.com/

http://dungeoncompendium.blogspot.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: